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Ranking aponta as 120 maiores redes de varejo do país; saiba as 13 que mais faturam

Esse conjunto representa quase 30% de todo consumo de bens no Brasil



Redação - setembro - 2014


O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – divulgou o ranking das 120 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro. O levantamento, realizado pelo PROVAR (Programa de Administração de Varejo da FIA) e com o apoio da PwC Brasil, mostra que, juntas, as 120 empresas ranqueadas faturaram R$ 379 bilhões no ano passado. Esse conjunto representa quase 30% de todo consumo de bens no Brasil, excluindo-se a venda de automóveis e combustíveis. Este valor é 13,2% maior que o observado em 2012, que era de R$ 326 bilhões.


Quanto à posição do ranking, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) continua no topo da lista com faturamento de R$ 64.4 bilhões no período. O GPA lidera o chamado “clube do bilhão” - título conferido às 82 empresas que superaram R$ 1 bilhão em faturamento anual. No ranking deste ano, passaram a fazer parte do seleto grupo 10 novas empresas: Arezzo, Dia Brasil, EletroZema, Grupo Claudino, Leo Madeiras, Lojas Quero-Quero, Restoque, Supermercados Mundial, Tellerina (Vivara e Etna) e Tok&Stok.

 

Espaço para crescimento


Se compararmos o faturamento da primeira empresa (GPA) do ranking com a que ficou na 10ª posição (Raia Drogasil), é possível notar uma diferença dez vezes maior. Esse intervalo sugere que há espaço para a entrada de novos competidores no mercado e também a possibilidade de futuros movimentos de fusões e aquisições.

 

Essa distribuição do faturamento entre as empresas ranqueadas já apresenta alguma mudança. “Embora as dez maiores concentrem 51% do bolo, observa-se certa desconcentração de 2012 para 2013. Enquanto o faturamento do grupo completo cresceu 13,2%nesse período, as cinco maiores varejistas aumentaram suas vendas em 10,7%”, analisa o professor Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Conselho do IBEVAR e do PROVAR.

 

Além do faturamento, o ranking traz uma relação entre produtividade e número de lojas. “Examinando os resultados fica nítido que a variação da produtividade do trabalho é sensivelmente menor que a detectada para a variável loja. Esse resultado se explica pela relativa padronização da operação comercial em contraponto com a ampla diversidade dos formatos de lojas”, esclarece Jorge Inafuco, diretor da PwC Brasil e especialista em consumo e varejo.

 Veja, a seguir, as 13 varejistas de moda que mais vendem no país, segundo o Ibevar:


Casas Pernambucanas


Faturamento em 2013: R$ 6 bilhões
Número de lojas: 303
Número de funcionários: 17.000
Bandeiras:Pernambucanas

C&A


Faturamento em 2013: R$ 5,75 bilhões
Número de lojas: 261
Número de funcionários: 17.000
Bandeiras: C&A

Loja da Renner


Faturamento em 2013: R$ 5,70 bilhões
Número de lojas: 278
Número de funcionários: 16.367
Bandeiras: Renner, Camicado e Youcom

Grupo Guararapes

Faturamento em 2013: R$ 5,8 bilhões
Número de lojas: 212
Número de funcionários: 24.060
Bandeiras: Riachuelo

Lojas Marisa

Faturamento em 2013: R$ 3,72 bilhões
Número de lojas: 407
Número de funcionários: 16.000
Bandeiras: Marisa

Havan


Faturamento em 2013: R$ 2,40 bilhões
Número de lojas: 65
Número de funcionários: 12.000
Bandeiras: Havan

Grupo SBF


Faturamento em 2013: R$ 2,1 bilhões
Número de lojas: 260
Número de funcionários: 8.840
Bandeiras: Centauro, Cetauro.com e By Tennis

Cia Hering

Faturamento em 2013: R$ 2 bilhões
Número de lojas: 743
Número de funcionários: 9.342
Bandeiras: Hering Stores, Hering Kids, PUC e Dzarm

Leader


Faturamento em 2013: R$ 1,27 bilhão
Número de lojas: 88
Número de funcionários: 8.574
Bandeiras: Lead

Arezzo&CO


Faturamento em 2013: R$ 1,23 bilhão
Número de lojas: 449
Número de funcionários: 2.007
Bandeiras: Arezzo, Schutz, Anacapri e Alexandre Birman

Inbrands


Faturamento em 2013: R$ 1,1 bilhão
Número de lojas: 362
Número de funcionários: 2.876
Bandeiras: Ellus, Richards, VR Menswear, Ellus 2nd, Floor, Salinas, Alexandre Herchcovitch, VR Kids, Mandi, Selaria Richards, Bobstore e Tommy Hilfiger

Restoque

Faturamento em 2013: R$ 1 bilhão
Número de lojas: 207
Número de funcionários: 4.200
Bandeiras: Li Lis Blanc Deux, Bo.Bô Bourgeois, Bohême, John John, Noir e Le Lis

Lojas Avenida

Faturamento em 2013: R$ 520 milhões
Número de lojas: 113
Número de funcionários: 2.030
Bandeiras: Avenida e Giovanna  

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