Consumo das famílias e agropecuária devem continuar em alta no ano

por Míriam Leitão

Os economistas estimam que o país crescerá em torno de 3% em 2018. O PIB deve acelerar mesmo com o investimento em níveis baixos. O consumo e a agropecuária, que puxaram a economia em 2017, continuarão com bons resultados neste ano.

Dados do BC mostram que o comprometimento da renda com pagamento de dívidas caiu. É um bom indício. Há mais espaço para o consumo no orçamento das famílias. A massa de rendimentos cresceu, de acordo com as pesquisas sobre o mercado de trabalho. Os dissídios neste começo estão reajustando salários acima da inflação para quem tem carteira assinada. Os empregos formais, inclusive, começaram o ano em alta. “O Estado de S. Paulo” desta sexta-feira adianta que foram criados 77,8 mil empregos com carteira assinada em janeiro, o melhor resultado em três anos. Tudo isso ajuda a impulsionar o consumo.

A agricultura deve ter outro ano bom, após a supersafra de 2017. No PIB do ano passado, a Agropecuária saltou 13%. A colheita de grãos não baterá o recorde, mas terá seu segundo melhor ano da história.

A indústria, com altos e baixos, deve fechar 2018 com alguma melhora, especialmente na construção civil, que ainda não iniciou sua recuperação.

O país deve ter mais um ano de crescimento. Mas ainda há muitas dúvidas sobre 2019.