Marcos Jorge lança Semana Nacional do Crédito

31.10

Mais de 500 ações estão programadas em todo o país. Agenda pode ser acessada no hotsite www.semanadocredito.gov.br. Recursos serão aportados por sete instituições bancárias. Empreendedores terão condições especiais para tomar empréstimos, regularizar atrasos e pagar impostos.
Brasília (31 de outubro) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, lançou hoje, no MDIC, em Brasília, a Semana Nacional do Crédito, com ações previstas durante todo o mês de novembro, em datas diferentes, em todo o país. Mais de 500 ações estão programadas e a agenda está disponível no hotsite www.semanadocredito.gov.br.
Os recursos serão aportados pelos maiores bancos públicos e privados do país:  Banco do Brasil, Caixa Econômica, Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia. Serão disponibilizados mais de R$ 12 bilhões para novos créditos, regularização de empréstimos e pagamentos de impostos.
“Houve um aumento da oferta de crédito em relação a 2017 da ordem de 33%. Foram R$ 9 bilhões no ano passado e, neste ano, estão sendo oferecidos R$ 12 bilhões, principalmente em créditos novos, além da regularização daqueles com algum tipo de pendência”, informou o ministro Marcos Jorge durante o lançamento da Semana Nacional do Crédito.
Os empreendedores terão acesso a condições especiais. Serão oferecidas taxas diferenciadas de juros e de tarifas de serviços, além de parcelamento estendido para até 120 meses nos débitos do FGTS – que, em condições normais, são divididos no máximo em até 90 meses.
O ministro Marcos Jorge destacou também as ações de estímulo ao crédito consciente. “Teremos mais de 500 eventos em todo o país organizados pelos nossos parceiros, que são os bancos, o Sebrae e a CNI. As atividades servirão para dar mais qualidade à tomada de crédito”, informou. Serão promovidos, gratuitamente, seminários, palestras, consultorias e atividades online, capacitação, rodadas de crédito, sessões de negócio, oficinas e orientações pré e pós-crédito, entre outras atividades.
Como explica o secretário Espacial da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo da Veiga, a proposta é que as micro e pequenas empresas regularizem a sua situação junto aos bancos e possuam capital de giro para despesas de final de ano, como formação de estoques para as vendas de dezembro, pagamento de 13º salário, além de linhas para investimento.
A Semana Nacional do Crédito é coordenada pela Secretaria de Micro e Pequena Empresa do MDIC (Sempe) em parceria com os maiores bancos que atuam no Brasil, o Sebrae, a Confederação Nacional da Indústria, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e parceiros locais.

Fonte: http://www.mdic.gov.br/