economia

EMPRESÁRIO PODERÁ REALIZAR ABERTURA DE FILIAIS.

DE FILIAIS EM DIFERENTES ESTADOS, DIRETAMENTE NA JUNTA COMERCIAL DA MATRIZ, PAGANDO TAXA ÚNICA

EMPRESÁRIO PODERÁ REALIZAR ABERTURA DE FILIAIS EM DIFERENTES ESTADOSNovidade está alinhada à diretriz governamental de reduzir a burocracia e facilitar a vida do empreendedor

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), gerida pela Receita Federal, implantou funcionalidade que passou a permitir a abertura, alteração ou baixa de filiais a partir da junta comercial da matriz.
Até pouco tempo, a abertura de filiais em outros estados era um processo demorado em que o empresário precisava, inicialmente, ir à Junta Comercial da matriz e fazer uma alteração contratual. Em seguida, após o pedido ser aprovado, este mesmo empresário deveria ir à Junta Comercial da cidade da filial para fazer o registro.

A partir de agora, além de evitar deslocamentos para o empresário, uma única taxa é cobrada, na circunscrição da matriz. A novidade está alinhada à diretriz governamental de reduzir a burocracia e facilitar a vida do empreendedor.
A Redesim possui mais de 83% de integração no país e permite a abertura de negócios em menos de 3 dias (média) e de alguns minutos, em muitos casos.
Na Receita Federal, a Redesim é um projeto estratégico liderado pela Coordenação-Geral de Gestão de Cadastros (Cocad) da Subsecretaria de Arrecadação Cadastros e Atendimento (Suara) em curso desde 2007.
Fonte: Receita Federal