Com bons sinais da economia, varejo terá melhor Natal desde 2013

POR CNC / O GLOBO
14/11/2019 - 10:08 / Atualizado em 14/11/2019 - 10:14
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê para este ano o melhor Natal desde 2013. O varejo deverá movimentar R$ 35,9 bilhões, alta de 4,8% no volume de vendas em comparação com 2018. Além das condições macroeconômicas mais favoráveis, os estímulos gerados pela liberação dos recursos do FGTS e PIS/PASEP deverão impulsionar as vendas de fim de ano. A Confederação também calcula que as contratações de empregos temporários para o período, entre os meses de setembro e novembro, alcancem 87,5 mil postos.
 Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a agenda de reformas influiu na melhora do ambiente econômico:
— A reforma da Previdência foi um grande avanço, que contribuirá para a sustentabilidade das contas públicas — afirma Tadros, ressaltando que a aprovação foi fundamental para o crescimento das expectativas dos agentes econômicos, que vinham adiando suas decisões de consumo e investimento devido ao ambiente de incertezas.
O presidente da CNC observa, no entanto, que a reforma da Previdência não resolverá todos os problemas.
— Precisamos avançar em outras frentes, como a reforma tributária, que trará resultados até mais imediatos que a da Previdência — avalia José Roberto Tadros.
— Além das medidas que ajudem na redução da dívida pública e na busca do equilíbrio fiscal, é preciso destravar as atividades produtivas, com redução da carga tributária e mais segurança jurídica, em um ambiente de negócios que torne as empresas brasileiras mais competitivas —