HOME SHOPPINGS ACT CCT TABELAS SINDICAIS CONTATO
CONTRIBUIÇÕES Contribuição
Sindical
Contribuição
Confederativa
Contribuição
Assistencial
Solicitação
de Boleto

Economia

Lições da Black Friday

A loja física, a TV, o jornal, a publicidade não estão mortos; morto é pensar tradicional



Ninguém arrasou mais nesta Black Friday que a Magalu de Fred Trajano. Um sujeito simples, focado, sem frescura é hoje neste país a pessoa que mais entende sobre a integração do físico com o digital.

Ele não quer ser a Amazon. Quer ser o Alibaba (loja física + digital). Eu canso de ouvir conversa fiada sobre omnichannel, on e off. Mas 90% são lorota. Fred fez. E é por isso que a empresa dele vale o que vale e sobe o que sobe na Bolsa de Valores.

O digital é uma cultura que todas as empresas e toda a empresa têm que abraçar, mas o digital muitas vezes vira um departamento. Aí é como dizer que no corpo tem departamento de oxigênio.

O digital é complexo. Requer disciplina e recursos. São muitas variáveis e decisões tomadas em tempo real. E ele não é barato. O investimento no digital não deve ser determinado pelo desejo de baratear os processos. Se o futuro é digital, ele deve ser investimento ou despesa? Quanto do seu tempo é gasto nele? 

Um homem está parado na frente de uma máquina de lavar e segura um celular em uma das mãos, comparando o preço do produto na internet.
Funcionário público, André Leal, 32, compara preços na Black Friday - Folhapress
Quem está pensando nisso?

O digital nem futuro é. O digital é presente.

A performance da Magalu na Black Friday botou todo o mundo para trás. Ela uniu o aplicativo, o digital, o físico, a televisão aberta, a fechada, a publicidade, o conteúdo e a mídia programática. Tudo isso para vender. 

E vendeu pra chuchu.

Só se falou disso nesta Black Friday, uma das melhores coisas que imitamos dos americanos para impulsionar as vendas na escalada do Natal. Mas Fred bebe também em outras fontes, como em Jack Ma, o genial fundador da chinesa Alibaba.

Todo ano Fred vai à China acompanhar o Dia do Solteiro, o festival de vendas online criado por Ma, realizado em 11 de novembro, que hoje é o maior evento desse tipo no mundo. Ex-professor de inglês e admirador dos EUA, Ma neste ano trouxe para animar a sua festa capitalista na China comunista nada menos que Taylor Swift e Kim Kardashian, para ficar nas estrelas ocidentais que conhecemos. Investimento mais do que recompensado pelo faturamento de US$ 38 bilhões (!) do Alibaba no 11/11 deste ano.

Mas o mundo do varejo não é só digital.

A loja física não está morta. A televisão não está morta. O rádio, o jornal, o outdoor, a publicidade não estão mortos.
 
Morto é pensar tradicional. O que está morto são os velhos usos e as velhas lógicas.

A convergência, o omnichannel, na prática (e não só no PowerPoint e na palestra) é o entendimento claro do que é market place. Esse é o jogo.

O show da Magalu, produzido com muita competência pela Globo, foram duas horas de venda entretendo. Ou seriam duas horas de entretenimento vendendo?

Fred herdou da mãe e da tia o saber vender. A empresa de sucesso que elas construíram migrou de maneira exponencial de lojas que vendiam eletrodoméstico pra market place, que vende tudo sem perder o carisma, o DNA e a paixão dessa estadista chamada Luiza Trajano.

Digno de nota é que o marketing que faz tudo isso é enxuto como tudo na Magalu: 30 pessoas. E de lá têm saído algumas das coisas mais criativas e vendedoras da comunicação atual.

Nunca se falou tanto do futuro e nunca se praticou tanto do passado. O cara mais moderno da cidade não se veste como millennial nem fica escrevendo artigo ditando regra. O cara mais moderno da cidade faz.

Aos concorrentes —não percam tempo com negação. Ficar negando o que é bom é literalmente perda de tempo (e de dinheiro).

E a Globo, com esse projeto matador, pode cantar por aí: hoje é um novo dia de um novo tempo que começou.

Nizan Guanaes
Empreendedor, fundador do Grupo ABC.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Análise: Consumo das famílias lidera a alta do PIB, sustentado por emprego informal

Leia +

Black Friday supera projeção e valoriza varejistas na Bolsa

Leia +

Lições da Black Friday

Leia +

Governo desobriga empresa de cumprir cota para trabalhador com deficiência

Leia +

Sensatez tributária

Leia +

Com bons sinais da economia, varejo terá melhor Natal desde 2013

Leia +

Consumo impulsiona economia e PIB deve voltar em 2020 ao nível pré-recessão

Leia +

Brasil editou 5,4 milhões de normas desde a Constituição de 1988

Leia +
ARQUIVO    Clique para ver todas as notícias

CADASTRO

Cadastre-se e receba notícias
do Sindishopping


NOME
EMAIL
TELEFONE